Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Há 40 anos: Ceará campeão do norte-nordeste


Por Ciro Câmara, do Jornal O POVO


Em dias de comemoração pelo acesso à série A do Brasileiro, uma das datas mais importantes da história do Ceará Sporting Club passa em banco em Porangabuçu. Há exatos 40 anos o Vovô alcançava seu título de maior expressão nacional. Com uma vitória por 3 a 0 sobre o Remo (PA), num estádio Presidente Vargas apinhado de gente, a equipe de Ita, Carlindo, Gildo e Chiclets vencia o torneio Norte-Nordeste na tarde de 21 de Dezembro de 1969.
Foram muitos os fatores que levaram aquela conquista ao status de histórica. O clube nunca vencera um título de tamanha expressão fora do Estado; não levantava uma taça em casa desde de o tricampeonato de 1963; e o grupo de jogadores era um dos melhores da história do clube. Mas o fundamental foram as circunstâncias que marcaram as finais daquela conquista. O Vovô perdeu o primeiro jogo da final, por 2 a 1, em Belém, e precisa de duas vitórias seguidas em casa para levantar a taça.
A segunda partida do confronto foi realizada em 19 de Dezembro. Os paraenses abriram 2 a 0 com dois gols do meia Íris. O segundo tempo já estava na metade (e parte da torcida deixava o estádio) quando Magela descontava para os alvinegros, aos 22 minutos. Volta todo mundo porque ainda dá. Dez minutos depois, Zezinho empatava a partida e coloca ainda mais fogo no PV.
Faltava um gol para a sobrevida alvinegra. E a histórica virada veio em em cabeçada certeira do atacante Gildo, o camisa nove do time, aos 43 da etapa final. "Eu comemorei tanto que desmaiei em campo", lembra o maior artilheiro da história do Vovô. A decisão, dois dias depois da virada, novamente no PV lotado, foi mera formalildade. Com o adversário abalado psicologicamente, o Vovô não encontrou dificuldades para marcar 3 a 0 (gols de Gildo, Magela e Gojoba) e conquistou o Norte Nordeste do Brasil em 1969.
E MAIS
> O time titular do Ceará na decisão de 21 de Dezembro foi formado por Ita; Daniel,Cícero,Laudenir e Carlindo; Gojoba e Magela; Osmar, Gildo,Chiclets e Zezinho. O treinador na conquista foi Aríldo Ramos.
> O maior ídolo da história alvinegra, o atacante Gildo, autor do gol da virada na segunda partida final, é o principal artilheiro da história do clube. Ele marcou 246 gols com a camisa do Vovô, conforme as contas do pesquisador Emanoel Richardson.
> O Ceará enfrentou Fortaleza, ABC, América (RN), Sport (PE), Treze e Botafogo (PB) na primeira fase. Classificou ao lado do Sport e pegou o Galícia (BA) e CSA (AL) na fase final nordestina. Venceu o grupo e fez decisão contra o Remo.
Fonte: Colaboraram o pesquisador Lúcio Chaves Holanda e o ex-jogador alvinegro Edmar.