Quem sou eu ?

Minha foto
Capital do Ceará, Ceará, Brazil
cearense,ex aluno Marista,canhoto,graduado em Filosofia pela UECE, jogador de futebol de fds, blogueiro, piadista nato e sobretudo torcedor do Ceará S.C. Não escreveu livros, não tem filhos e não tem espaço em casa para plantar uma árvore.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Imagens de uma noite de Copa do Brasil







Copa do Brasil
CEARÁ 2 X 2 PARANÁ
Ceará: Fernando Henrique; Apodi, Thiego, Potiguar e Márcio Careca; Heleno, Everton (Rogerinho), Reina (Misael) e Eusébio; Mota (Romário) e Felipe Azevedo. Técnico: PC Gusmão
Paraná: Luiz Carlos; Paulo Henrique, André Vinicius, Alex Bruno e Henrique Ávila; Alex Alves, Elias (Henrique Alemão), Douglas Packer e Wendell; Nilson (Douglas) e Luisinho (Maicon). Técnico: Ricardinho
Local: Estádio Presidente Vargas
Data: 11/4/2012
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Marcos Rocha (BA) e José Nilton da Costa (PI)
Cartões amarelos: Eusébio (C), Douglas Packer (P), Elias (P), André Vinicius (P), Alex Alves (P), Luiz Carlos (P), Maicon (P)
Gols: Felipe Azevedo, aos 11min, Nilson, aos 21min do 1º tempo; Luisinho, aos 14min, Romário, aos 33min do 2º tempo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O que era aquele mosaico, hein? Pfff... Teve até amarelo, lá naquela marmota. Você sabe que sou isento, e que entendo de imagem, né? Quando a TUF passou a usar o branco como cor predominante eu elogiei, até porque azul e vermelho juntos é a coisa mais feia do mundo - já viu alguém vestido assim e ficar elegante? No mestrado de design o Professor David Kelly, conhecido mundialmente (vá no You Tube e veja a fera, que, por acaso, ama futebol) demonstrou que azul e vermelho é uma das combinações menos harmônicas e que menos favorece a identificação de signos, formatos e desenhos (e preto branco é o perfeito contraste e harmonia). Usar o branco é uma maneira de suavizar esse defeito, e a TUF acertou nisso. Nesse época a Cearamor começou a adotar o preto, cor mais elegante de todas.

Acho que esse negócio de amarelo parece que é por culpa da dieta com deficiência de manga. Um delírio. A propósito, coisas como "Barcelona do NE" (talvez venha daí o amarelo), "Geraldo faz alvinegro sofrer" e "Rogerinho no FEC" são manifestações de loucura. Aquele nosso amigo comum, tricolor típico, a partir de hoje só lembra do público contra o Náutico... já postou até no facebook. Vá olhar.

Falando sério, claro que não é "deficiência de manga". A torcida do FEC, como clube de massa, só começou a crescer nos anos 2000, por força do acesso e da TV, e só lota qualquer estádio na base da promoção. Gente nova demais. Veja o vídeo do Fortaleza campeão em 1983, no YouTube e chegue às suas conclusões (nos anos 70, a torcida tricolor rivalizava com a do Ferrim). 

São meio de moda, meio de empolgação, e não veem problema em sair da razão. Os que são mais fanáticos tem no Ceará a razão de ser. Conhecemos alguns conscientes, mas a maioria - e isso não é preconceito, pelo contrário - é meio adolescente nas atitudes, meio raivosa, e está meio tonta porque o Ceará recuperou sua grandeza. Falam de Hexa (pfff...) , negam o Penta, mas sequer resvalam no fato de que o Penta estava em duas revistas deles. E que é incotroverso, até para o Nirez, nosso maior historiador hoje, que é tricolor. Evitam falar do gol do Zezinho. Não lembram que, nas goleadas sofridas altivamente em 2006, o Ceará terminou com dois a menos em campo. E foi campeão.

Em suma, não é ridículo, para eles, quererem ser o que nunca foram (até "Nordestão" a mais inventam, sabia? Você deve saber). Não é ridículo, para eles, ser ridículo.

Deus me livre, que o Fortaleza fosse, ainda, o líder. Deus me livre que eles colocassem mais gente no estádio sem promoção. Que fossem melhor colocados no ranking da CBF e da Placar. Que as duas últimas pesquisas dissessem que tem mais torcida. Que estivessem em uma divisão acima. Que tivessem mais títulos. Quando o Fortaleza estava na frente você lembra, né? Todo dia tinha, no facebook, essa história de "Líder".

Bom, falando do que importa, ouvi que o Ceará fez 37 finalizações e o Paraná 5? E conseguiu empatar! Caraca, parece muito com o Fortaleza mesmo, ó! Até nas cores.

Menos pelo amarelo.